15.9.09

Analise de estilo: Mercedes SLS

Finalmente foram apresentadas as imagens oficiais do novo SLS "Asa-de-gaivota".

(Imagem oficial da Mercedes)
O carro é inspiradíssimo no clássico 300 SL "Gullwing" de 1954, praticamente uma releitura, nota-se desde a grade até o formato da carroceria, o farol traz um desenho inédito na história da Mercedes segue a silhueta do carro (alguns irão citar o Nissan GTR, mas nada a ver isso, acho inútil ficar comparando farol). O formato da entrada de ar lateral dá um ar de velocidade. Parece que o motor V8 de 6300 cm3 equipará o carro, não é preciso dizer que passará dos 300 km/h.

(Imagem oficial da Mercedes)
As linhas esguias e a traseira levemente caída dão um toque mais clássico sem deixar de ser moderno, nota-se que a Mercedes teve um cuidado extremo para não deixar o carro com um visual exageradamente poluido como virou febre em certos esportivos atuais. Belo conjunto de escapes também. Resumindo, o carro ficou lindo demais, arrisco a dizer o primeiro Mercedes moderno realmente bonito. Mas o engraçado é que pela primeira vez vejo um produto final ficar semelhante ao sketch oficial.

(Projeção IDD)
No dia 3 de maio eu havia postado uma projeção em cima do Sketch oficial, teve algumas semelhanças, outras não, a grade ficou menos angular na parte de baixo, a entrada de ar lateral ficou menor e a janelinha redonda não vingou, o recorte da abertura da porta ficou um pouco mais abaixo que o da projeção, melhor, assim facilita o acesso.

7 comments:

Anonymous said...

Du, o motor AMG V8 tem 6208 cm3.

Luís Augusto said...

Dú, belo blog, parabéns! Conhecia seu trabalho de recriação de modelos brasileiros do passado, mas não seus textos. Voltarei mais vezes.
Abraço

Du Oliveira said...

É, estou tentando dar um pouco de conteúdo ao blog, para postagem de meio de semana, o blog fica muito parado durante ela, mas aos poucos vou melhorando os textos. Tenho tb idéia de fazer algo em inglês.

Nanael Soubaim said...

Gostei muito da lateral e da traseira, da frente nem tanto, mas ficou bonito; além de se poder andar com as portas abertas, em circuito interno.

Ah, Du, eu pergunto para todo mundo: Esse povo que anuncia no teu blog está te passando os cabrais? Se não estiver, eu paro de clicar.

Tohmé said...

Gostei, exceto dos faróis dianteiros, que ficaram muito "japoneses" pro meu gosto.

Acho que dava para remeter um pouco mais ao original.

Unknown said...

A questão dos faróis é um tanto duvidosa. Por um lado eles não tem nada a ver com os do 300 sl e parecem os do Nissan GTR sim. Mas por outro, o que poderia ser posto no lugar? Faróis ao estilo Porsche, que são a modernização natural dos redondos? Acho que não ficaria legal e iriam dizer que tá copiando os Porsches ao invés do GTR. E até que ponto os faróis redondos caracterizavam o 300 sl? Vários carros de sua época os usavam, não tinha nada de exclusivo.

Pra mim, copia do GTR ou não, fiel ou não, ficou LINDO. Melhor deixar do jeito que tá. Pra mim não tem solução melhor.

Só discordo de dizer que é o primeiro Mercedes moderno realmente bonito. E o SLR Mclaren? E o CLK 200 Kompressor? Ou até o CLC 200 feito aqui no Brasil?

Unknown said...

Correção: SLK 200 kompressor (cabriolet).
O CLK 200 eu nem acho bonito.