8.11.09

Toyota Bandeirante / Land Cruiser, bravo japonês

 O jipe Toyota foi uma lenda no Brasil, e também merece uma homenagem...
O Jipe curto mantém o estilo robusto e a tradicional grade integrada com os faróis redondos e também não me esqueci do teto branco. Desta vez a base não foi um Toyota, e sim o Dodge Nitro, mas deixei bem mais reforçado, rs.
Para o nome Land Cruiser não ficar de fora eu batizei como a versão alongada, e para dar uma atualizada e uma melhor comodidade aos passageiros agora é 4 portas, no lugar da janelinha na coluna que ficaria muito antigo, pensei em colocar lanternas.
A picape é para o trabalho, sem maiores frescuras.
Uma versão mais descolada seria o conversível, poderia ser capota de lona ou rígida destacável.

História do Bandeirante / Land-Cruiser
O Jipe Toyota, ou Land Cruiser surgiu em 1958 no Brasil, mas foi nacionalizado em 1959, depois foi rebatizado para Bandeirante, poucas versões a gasolina foram produzidas, pois o motor mais popular foi o diesel da Mercedes-Benz. O jipe com capota de lona e a picape surgiram em 1963, em 1973 ganha um novo motor da MB e em 1981 o Bandeirante ganha um câmbio de 5 marchas.

Em 1983 surge a picape sem caçamba e a cabine dupla, em 1989 surgem mudanças na grade e faróis que passaram a ser quadrados, em 1991 os Toyota finalmente ganharam direção Hidráulica. Em 1994 o jipe passa a ter motor Toyota Diesel para encerrar sua produção em 2001.

22 comments:

Bruno Oliveira said...

Gostei muito! Ficou com um ar meio retrô. Só achei meio estranha a versão alongada, ta parecendo demais a Land Cruiser Prado, parece ter o mesmo porte dela pelo menos.

Nanael Soubaim said...

É uma excelente idéia de uma versão pé-de-boi para o chassi da Hillux, sem que esta perca seu (desculpem, mas ridículo) status. De quebra corrigiria o erro crasso da Toyota.

renan said...

Muito bom o trabalho, soh axo q vc poderia ter feito akela picape dele estendida tbm...

Largartixa said...

DUDU JÁ POSTEI SHOW

http://blogdolargartixa.blogspot.com/2009/11/toyota-bandeirante-land-cruiser-bravo.html

Telson said...

Toyota FJ?

Jão said...

Comparar ao Toyota FJ por causa dos farois redondos? Nada a ver !! Essa é a marca dos jipes antigos da Toyota, muito bom. Cheguei a ter um bandeirante 92 com motor mercedes e DH, saudades...

HeadStar said...

Os Jipe Curto e Conversível estão ótimos! Os outros estão muito legais também. Parabéns!

Tonhito said...

Falta a ''versão'' Pernambucana Sertaneja da Bandeirante Du!!!
dá uma pesquisada!!

Tonhito said...

aqui está a toyota sertaneja made in Brejo da Madre de Deus, Pernambuco:
http://4.bp.blogspot.com/_QRXZnHqY91k/SgSyrfj40xI/AAAAAAAACQk/HJZTwxPw8ls/s320/Toyota.jpg

roger said...

Du..
-Voce não escapa de apresentar uma visão SUA de um Porsche...

J.GERMANO said...

Poderia fazer uma cabina dupla tambem.

Victor said...

verdade, du. tem que ter uma versão "pernambucana" do bandeirante.

explicando melhor a história: elas fazem a função de transporte alternativo nas cidades do agreste do estado, sendo um verdadeiro ícone. transportam não só pessoas, mas também itens de feira, como verduras, legumes, além das famosas confecções da região. em média, um veículo desses pode carregar 10 pessoas, junto com o motorista.

a parte mecânica e o alongamento é feito por oficinas de fundo de quintal em brejo da madre de deus, mas com bastante esmero na parte mecânica. elas mantêm a durabilidade original.

Arthur Jacon said...

Sensacional.

Telson said...

Ainda acho que ficou na mesma proposta do FJ Cruiser...


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Toyota-FJ-Cruiser.jpg

... o que não deixa de ser bem interessante.

Rafa said...

PUTZ! parece muuuuuuito o FJ Cruiser,sério.Parece uma proposta mais barata dele para países emergentes (o caso do Brasil).Certeza qe se viesse abaixo dos 100.000 seria uma ótima opção pra carros alternativos,cmo o Mini,New Beetle ou PT Cruiser.Seria o próximo carro da minha mãe kkkk'

Anonymous said...

"Quem não tem estrada tem Toyota"

Ficou meio parecido com FJ Cruiser o neto do Land cruiser lá fora, por aqui tentaram fazer uma picape como esta, a Pantanal vinha com esta perspectiva de picape rústica e fracassou,Como meu pai tem uma bandeirante 85 picape curta que usa na fazenda fiquei fascinando com o desenho proposto.

joao victor said...

cara parabens cara muuito legal!! adorei o carro, mas se lig, longe de min ta botando defeito mas se lig a janelinha traseira , vc poderia ter feito ela tbm puxando da janela da tampa da mala ta ligado? e a lanterna colocava ela quadradinha seguindo o vinco da macaneta!!! mas ta de parabenz!!ei se lig aposta mais um pouco releituras de carros internacionais pra matar nossa curiosidade, os grandes classicos, como o porsche 550 spyder (q poderia ate ser usado pela chamonix! ne nao?)!! e a miura?? quero ver suas versoes da miura!! ta de parabens cara cada dia melhor abracoo!!!

João Víctor said...

c ta esquecendo tbm do presidente democrata!!! tentei fazer uma releitura dele mas saiu um dodge challenger rsrsrsrs ai axo melhor passar pra vc!
o ai ja tem uma lista maderah!

*Porsche/Chamonix 550 spyder
*Miura
*Presidente Democrata

abracao ai mano kkkk tu ja deve ta de saco xeio de min ne? kkkk

Unknown said...

Muito bom, tanto o 2 portas, quanto o conversivel ou a picape - com esse desenho mais um conjunto ecologico (motor economico e restauradores de energia) e "sua volta" para o Brasil seria um sucesso, daria para esquecer até o Land Rover LRX com esse!! Não achei mto parecido com o Fc não, ta mais para o antigo bandeirantes atualizado mesmo! Parabéns.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

demais esse bandeirante realmente é um carro que deixou muitas sudades e me fascina até hoje

maxdelta said...

Interessante, ficou parecido com a série 70 da land cruiser, que tem em toda a américa latina menos aqui! Exceto pela frente retrô, ficou parecendo mesmo a série 70.(se inspirou nela?) Ah se band voltasse a fabricar, tentaria comprar, mas ficaria com a minha velhinha!

Deixa eu perguntar aproveitando a ocasião, posso copiar o modelo? Estou pensando em fazer um 4x4 a partir de várias peças de outros veículos mas ainda não tenho idéia da carroceria, posso usar? É claro que não usaria o nome toyota!!!

[]s

Ferreirinha said...

estive vendo as fotos do toyota moderna eq gostei muito,mas queria saber se existiu uma versão com cabine de rural 58